segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Genioso Brasileiro

Essa Internet é maravilhosa. Divulguei aqui no meu blog como se deu a descoberta da lei da gravidade e recebi uma enxurrada de comentários e e-mails. Dentre eles, destaco o de um cientista brasileiro que me escreveu contando que chegou à Lei da Gravitação Universal simultaneamente à minha pessoa. Não duvido. As coisas da ciência e da arte estão no ar. Fica com a fama o primeiro a registrá-las. Ele disse que demorou a divulgar a descoberta porque, diferentemente de mim, ele não descansava sob uma macieira, e sim sob uma jaqueira, quando teve o insight. Ficou algumas semanas desacordado, mas ao recobrar consciência conseguiu registrar a lei. Aliás, essa foi uma dificuldade adicional. Sabe como é: para uma lei ir para a frente no Brasil não é bem assim, ainda mais em época de eleição, mesmo se tratando de algo da maior gravidade. E como se tudo isso não bastasse, a lei ainda corre o perigo de não pegar por lá. Acredito em todos os seus argumentos, mas não posso aceitar a proposta de mudar o nome da descoberta para 1ª Lei de Newton/Severino.

Abaixo, a fórmula do cientista brasileiro, ligeiramente diferente da minha.





onde:

F é a força, medida em N;
C é de cervejinha para aprovar a lei;
m1 e m2 são as massas dos corpos que se atraem entre si, medidas em kg; e
R é a distância entre os dois corpos, medida em m;

sendo \vec u o vetor unitário que indica a direção do movimento.

9 comentários:

Anônimo disse...

Respeito humildemente o seu direito de formular a 3a lei, mas discordo dela como prática.

Anônimo disse...

Ha ha ha

Coletivo Asema disse...

O 'C' é uma constante? Porque com a crise, acho que o valor vai variar...

Anônimo disse...

Newton, a sua primeira lei é o princípio da inércia e não da gravitação universal.

Anônimo disse...

O jeitinho brasileiro de ser, é coisa séria; velho dito foi-se o meu Ouro de Tolo...tenho grande apreciação pela fisíca, mais o alcoól me convém.
He He.

Ronaldão disse...

Esquece esse negócio de lei. A moda agora é Medida Provisória, companheiro.

Anônimo disse...

Bom de lei, quem entende é mesmo o Lula que inventou a lei seca depois que começou a andar de motorista...
Faltou muito ás aulas para achar um jeito de se tornar deficiente dedal. Por isso no lugar de gravitação ele leu levitação e assim que tomou possa comprou um avião novinho pra comprovar a Lei....mas dessa levitação real-sindical da moeda brasileira, o povo custa a descer...Será que vai cair na real no ano que vem antes que ele inventa a Lei do petista obrigatório ?

Anônimo disse...

Descobri tarde que a sua lei me influenciou muito na maneira de pensar a agir e desde já quero deixar meu agradecimento.

Sou altamente dependente de anfetaminas e objetos cilindricos... A sua lei me explicou a fundo o motivo das coisas abaixarem após tamanho êxtase!

Unknown disse...

Primeira lei de Newton: se não há força resultante agindo sobre um corpo, então a velocidade do corpo não pode se alterar. iueheuheiuheuiheiuehiueh viajou ein newton!